top of page
Dependencia quimica empresas

Atendimento à empresas

 

O ambulatório MEISTER trabalha desde 1997 com o desenvolvimento de políticas de álcool e drogas destinadas a instituições empresariais.

Desenvolver uma política é o primeiro passo para as empresas lidarem construtivamente com problemas de álcool ou outras drogas.

Uma boa política aplica-se a todas as pessoas da empresa e inclui ações voltadas a prevenção, educação e a arranjos de reabilitação. Ao implantar uma politica voltada para o problema a empresa começa a dar respostas objetivas a perguntas como:

  • Por quem e como deve ser abordado um colaborador com problemas?

  • Como lidar com um colaborador que está sob a influência de álcool ou outras drogas no local de trabalho?

  • Quando um colaborador apresentar problemas, como e por quais procedimentos o fluxo da comunicação se dará, sem que seja comprometido o sigilo?

  • Quais estratégias serão realizadas para se efetivar procedimentos de educação sobre álcool e drogas?

  • Esta politica beneficiará tambem os familiares dos coaboradores? Como a política será divulgada?

  • Qual o compromisso da gerência geral da empresa em relação implantação da política?

Nossa proposta está alinhada a fundamentos inovadores e baseia-se em um novo posicionamento diante deste que é um antigo desafio. Entendemos que palestras para funcionários fazem parte da solução, mas não resolvem o problema em toda a sua dimensão.

O uso problemático de substâncias é considerado um dos maiores problemas corporativos. Ele causa “prejuízos encobertos” interferindo negativamente no desempenho do trabalhador e em sua qualidade de vida. São comuns ao cenário do local de trabalho com álcool e drogas situações como: atrasos e faltas, vulnerabilidade a acidentes, problemas de saúde, internações hospitalares, desatenção, irresponsabilidades, dificuldades de relacionamento. Todos esses “sinais” são sistematicamente encobertos por desculpas dos próprios colaboradores ou de seus familiares, apresentando atestados e licenças médicas, a aquiescência de supervisores e de gerentes que produzem prejuízos financeiros e dificuldades administrativas. É comum que estes sintomas do uso sejam erroneamente interpretados.

A maioria dos gestores não tem uma percepção real da dimensão do problema porque tem uma ideia preconcebida sobre ele. A verdade é que entre 10 a 15% da população adulta no Brasil apresenta algum tipo de uso nocivo de substâncias. Destes, um percentual de 90% ainda se mantém em seus postos de trabalho, apenas uma pequena parcela (10%) não conseguem mais trabalhar. Ao contrário do senso comum, a maior parte dos dependentes não estão em “cracolândias” ou dormindo na frente bares.  Eles são pessoas que mesmo apresentando alguma “disfuncionalidade” ainda conseguem manter-se em seus postos de trabalho.

Dada as características peculiares dessa doença, boa vontade, por si só, não basta. Objetivamente a implantação da política para álcool e drogas:

  • Sensibiliza diretores para que se conscientizem da necessidade de uma ação positiva da empresa em relação ao problema interno de álcool e drogas.   

  • Treina chefes e supervisores para documentar, identificar e encaminhar e reintegrar funcionários com problemas. Estas funções são fundamentais para alavancar mudanças na cultura organizacional. 

Alguns de nossos serviços são:

  • Treinamento e assessoria para implantação da “política de álcool e drogas. Essas “políticas” são formuladas e registradas em um documento que será submetido ao referendo da direção.

  • Treinamento de colaboradores ligados à saúde do trabalhador (médicos. Enfermeiros, assistentes sociais, membros da CIPA) com o objetivo de formar um “ponto de encaminhamento” dentro da empresa.

  • Treinamento para chefias e supervisores com o objetivo de capacita-los a conduzir os funcionários para o “ponto de encaminhamento”.

  • Tratamento ambulatorial e/ou internação para dependentes.

  • Acompanhamento terapêutico voltado aos familiares.

  • Palestras sobre álcool e drogas direcionados às demandas dos funcionários.

 

 

Vantagens

 

Investir em uma política de álcool e drogas traz várias vantagens organizacionais, econômicas e sociais, entre elas:

  • A melhora do ambiente de trabalho;

  • A redução dos conflitos interpessoais;

  • Diminui o estresse, o absenteísmo, os atrasos e os acidentes de trabalho;

  • Aumenta o controle da saúde e das doenças dos colaboradores, elevando a produtividade e diminuindo o gasto com planos de saúde.

Especialmente no Brasil, devido ao conjunto de leis trabalhistas, recuperar um empregado dependente de álcool e ou drogas pode custar até quatro vezes menos que demitir para posteriormente ter que selecionar, treinar e repor a vaga deste trabalhador. Mesmo porque não há absoluta certeza que outro dependente não será selecionado e treinado para ocupar a vaga. Vários estudos apontam uma economia entre três a quatro reais para cada um real investido no desenvolvimento de políticas de álcool e drogas nas empresas.

Nossos treinamentos fornecem um painel claro e objetivo e indica os melhores caminhos disponíveis para lidar com o problema.

 

 

tratamento manaus

Fale conosco -  (92) 98224-0007

Internação involuntaria manaus
tratamento de alcool e drogas

Mais Info. >>

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon

© 2016 by Meister. Produzido e criado por André Bemfica

bottom of page